Apresentação do DETI

O Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI), subunidade acadêmica do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Ceará (UFC), iniciou suas atividades em março de 2001. O DETI é pioneiro na oferta de cursos de graduação e pós-graduação (Mestrado e Doutorado), nas ações de pesquisa, extensão e inovação em Engenharia de Teleinformática, Telecomunicações e Computação.

Imagem: Fachada do prédio do Departamento de Teleinformática.No início de suas atividades, o DETI ofertou o curso de Engenharia de Teleinformática nos períodos diurno e noturno. Após a reorganização acadêmica da subunidade, o curso de Engenharia de Teleinformática deixou de ser ofertado e originou na ofertada de dois novos cursos de Engenharia: Engenharia de Telecomunicações e Engenharia de Computação. Atualmente o corpo discente é formado aproximadamente 600 alunos.

No que concerne à extensão, o DETI atua com seus laboratórios em parceria junto à empresas da sociedade produtiva, realizando não só a formação de engenheiros e pesquisadores, como também as pesquisas científica e tecnológica de ponta focados no desenvolvimento intelectual e industrial em diversos setores tais como: sistemas e redes de telefonia móvel, arquitetura de computadores, robótica, sistemas e dispositivos ópticos, entre outros.

O corpo docente do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI) é formado por 25 professores efetivos, 2 professores substitutos. O corpo técnico do departamento é composto por 3 Engenheiros de Teleinformática, 3 Técnicos de Laboratórios (Teleinformática e Computação) e 2 Assistentes de Administração.

A atividades do DETI são desenvolvidas através da Secretaria do DETI (SECDETI) e da Coordenação de Projetos (CPDETI).

CHEFIA DO DEPARTAMENTO

CHEFIA DO DEPARTAMENTO
Chefe: Prof. Dr. Walter da Cruz Freitas Júnior
Subchefe: Prof. Dr. Jarbas Aryel Nunes da Silveira